terça-feira, 17 de abril de 2018

O Princípio de Peter Laurence Peter e Raymond Hull. «A teoria da distribuição equaciona e a experiência confirma que essas classes são desiguais…»

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O Princípio em acção
«O estudo de uma hierarquia típica, a do sistema escolar de Excelsior City, demonstrará como o Princípio de Peter se encaixa na posição didáctica. Estudemos este exemplo e poderemos compreender como a hierarquiologia opera dentro de cada estabelecimento de ensino. Comecemos pelos professores. Para esta análise, agrupo-os em três classes: competentes, moderadamente competentes e incompetentes. A teoria da distribuição equaciona e a experiência confirma que essas classes são desiguais: a maioria pertence à dos moderadamente competentes e a minoria à dos competentes e às dos incompetentes.

O Caso do Conformista
Um professor incompetente é ineligível para promoção. Dorothea Ditto, por exemplo fora na Faculdade uma estudante extremamente conformista. Os seus trabalhos ou eram plágio dos manuais e revistas, ou cópias das 1ições dadas pelos professores. Invariavelmente cumpria à risca o que lhe ordenavam. Era considerada uma estudante competente. Recebeu o diploma com a classificação de Bom da Escola Normal de Excelsior.
Ao tornar-se professora ensinava exactamente o que lhe haviam ensinado, limitava-se ao manual, ao guia do curso e ao horário dado pela sineta. O seu trabalho corria normalmente, sempre que havia regras ou precedentes. Por exemplo, um dia rebentou um cano da água, inundando a aula. Miss Ditto continuou a lição até à chegada precipitada do director que pôs a seco as crianças encharcadas. Miss Ditto!, gritou. Há três polegadas de água nesta aula. Porque é que os seus alunos ainda cá estão? Não ouvi o sinal de alarme, respondeu ela. O senhor director sabe muito bem que presto sempre atenção e essas coisas. Tenho a certeza que a campainha não tocou.
O director desconsertado por aquela atitude, invocou uma cláusula do Regulamento escolar que concedia poderes de emergência em circunstâncias excepcionais. Assim, embora nunca transgrida o Regulamento nem desobedeça a uma ordem, tem frequentes aborrecimentos e nunca será promovida. Competente como estudante, atingiu o seu nível de incompetência como professora e permanecerá nesse lugar até ao fim da sua carreira». In Laurence Peter e Raymond Hull, O Princípio de Peter, 1969, Editorial Futura, Lisboa, 1973.

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